Receção aos novos Médicos Internos em Portalegre

Na passada quarta-feira, dia 17 da maio, a cerimónia de Receção aos novos Médicos Internos do Norte Alentejo teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Num evento que juntou dezenas de novos médicos, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o presidente da Região Sul da Ordem dos Médicos, Paulo Nascimento Simões, marcaram igualmente presença.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Sub-regional de Portalegre da Ordem dos Médicos, contou com a realização da sessão “Ser Médico no Norte Alentejo”, onde foi possível escutar diversos contributos de profissionais das mais diferentes especialidades médicas.

O ponto de partida foi dado pelo presidente do Conselho Sub-regional de Portalegre, Hugo Capote, com as boas-vindas a todos os médicos e demais presentes na sala, e prosseguiu com Fernando Pádua, que fez uma breve uma introdução sobre o papel e os desafios do médico na região do Norte Alentejano.

A sessão continuou com a apresentação de quatro especialidades. Primeiro com a participação de Inês Candeias, sobre a temática do Médico de Família, e com Isabel Lavadinho, que se debruçou sobre o Médico Internista. Beatriz Martins abordou o tópico do Médico Psiquiatra, as oportunidades e as necessidades da especialidade. Beatriz Mourato pronunciou-se ainda sobre o Médico Cirurgião, onde partilhou a sua experiência, visão e o quotidiano deste ramo da medicina.

Hugo Capote voltou a tomar a palavra para agradecer a presença de todos os médicos e dos representantes das diversas entidades, sublinhando as dificuldades vividas na região, mas indicando também o caminho que tem de ser percorrido para ser dado um novo ímpeto à profissão nesta zona geográfica. O papel facilitador da Ordem dos Médicos junto das diversas estruturas governamentais foi igualmente referido, com vista à fixação de jovens médicos na região.

Paulo Nascimento Simões, presidente da Região Sul da Ordem dos Médicos, enfatizou o enorme entusiasmo transmitido pelos colegas e acrescentou que a Ordem já abordou o Ministro da Saúde no sentido de se procurar “incentivos, apoios e formas de captar os jovens médicos para as regiões mais periféricas e carenciadas”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, fez questão de destacar o entusiasmo vivido na cerimónia e referiu a Medicina Interna como um “pilar dos hospitais”. Colocando o foco em Portalegre, o Bastonário salientou que a situação dos cuidados de saúde neste distrito “não tem, não pode, nem deve ser uma fatalidade”, reconhecendo, por outro lado, que foi no hospital da cidade onde sentiu “as maiores dificuldades, em termos de carências de recursos humanos”. Por isso, expressou que esta realidade obriga a “uma maior responsabilidade e a mais exigência” por parte de todos.

Carlos Cortes realçou a necessidade de manter uma formação médica exigente, sem espaço para facilitismo, e garantiu que a Ordem dos Médicos vai “criar condições e pressionar o Ministério da Saúde para permitir utilizar toda a capacidade do Serviço Nacional de Saúde na formação dos internos”, especialmente nos hospitais com menos capacidades.

A importância da investigação foi também um dos temas da intervenção do Bastonário da OM: “Na ULS de Portalegre também se faz investigação e o contributo para o desenvolvimento do país é inegável”. Dessa forma, segundo Carlos Cortes, é “necessário criar o ambiente propício para que a investigação aconteça cada vez mais”.

As condições remuneratórias são incontornáveis e o Bastonário fez questão de deixar claro que “é fundamental existir uma diferenciação de salário para os profissionais que escolhem as zonas mais carenciadas do país” e que já transmitiu isso mesmo ao Ministro da Saúde.

No final do discurso, Carlos Cortes quis deixar uma mensagem de boa sorte e incentivo dirigida aos novos Médicos Internos: “Sejam exigentes na formação e convosco próprios e sejam felizes no que fazem”.