Rastreio de cancro colo-retal (CCR) em utentes assintomáticos, sem história familiar e com esperança de vida <10 anos

Recomendação

Escolha não recomendar rastreio de cancro colo-retal (CCR) em utentes assintomáticos, sem história familiar e com esperança de vida <10 anos.

Justificação

Dado a história natural da sequência adenoma-carcinoma colo-retal, não se recomenda a realização de rastreio em utentes com expectativa de vida inferior a 10 anos. Sugere-se que a idade seja um fator a ter em conta – está recomendado o rastreio entre os 50-75 anos, embora se possa considerar a realização de rastreio, dependendo do estado geral e comorbilidades, em utentes com 75-85 anos. Também a vigilância após polipectomia deve ser interrompida quando seja questionável o benefício para o utente. Apesar de a expectativa de vida poder ser difícil de estimar, existem ferramentas online que podem ajudar, complementando a impressão clínica do médico assistente.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Colorectal Cancer Screening: Recommendations for Physicians and Patients from the U.S. Multi-Society Task Force on Colorectal Cancer. Rex DK et al. Am J Gastroenterol advance online publication, 6 June 2017; doi: 10.1038/ajg.2017.174

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos