Prova Nacional de Seriação 2017 – incompetência da ACSS

Em resultado das anomalias detetadas na prova nacional de seriação, nomeadamente no processo de leitura ótica que devia ser garante a manutenção de confidencialidade e isenção da prova, e, na sequência da pressão exercida pela Ordem dos Médicos, nomeadamente da presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, Catarina Perry da Câmara e do bastonário da OM, Miguel Guimarães, a ACSS emitiu uma nota (que pode ser lida no final deste comunicado) na qual reconhece o erro e as medidas tomadas para o retificar. A OM lamenta no comunicado que se segue a forma errada como a ACSS geriu este processo, pondo em causa o regulamento do Internato Médico e as instruções de correção oficiais da Prova Nacional de Seriação.

COMUNICADO

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento que alguns dos candidatos ao concurso de acesso à formação específica do Internato Médico 2018, que realizaram a Prova Nacional de Seriação em novembro de 2017, foram contactados pela ACSS aparentemente no sentido de esclarecer respostas assinaladas em perguntas rasuradas pelos candidatos.

Todos os candidatos, durante a prova e também através do site da ACSS, foram informados de como proceder à alteração das respostas, sendo bem explícito quais as opções consideradas como nulas.

Em caso de incapacidade de correção pela leitura óptica, a correção é manual, podendo ser anulada ou uma das respostas ser considerada rasurada e outra assinalada. O candidato pode fazer um pedido de consulta da sua folha de prova nacional de seriação em período oficial e, caso entenda, pode fazer reclamação da lista provisória de classificações.

Lamentamos que a ACSS tenha gerido de forma errada este processo, pondo em causa o regulamento do Internato Médico e as instruções de correção oficiais da Prova Nacional de Seriação.

A Ordem exigiu um esclarecimento público à ACSS e vai continuar a acompanhar esta situação, para garantir que são cumpridas integralmente as regras de correção da prova.

Manteremos todos os nossos canais de comunicação disponíveis para ajudar e esclarecer os colegas.

Lisboa, 9 de fevereiro de 2018

O Bastonário da Ordem dos Médicos I MIGUEL GUIMARÃES

A Presidente do CNMI I CATARINA PERRY DA CÂMARA

DOWNLOAD: informacao da ACSS aos candidatos