+351 21 151 71 00

Projeto de investigação “Variação das Práticas de Antibioterapia em Neutropenia Febril de Alto Risco em Hospitais Portugueses”

Marta Freitas, estudante do 6º ano de Medicina na FMUP/Centro Hospitalar e Universitário de São João, solicita no contexto do projeto de investigação da sua tese de Mestrado Integrado em Medicina intitulado “Variação das Práticas de Antibioterapia em Neutropenia Febril de Alto Risco em Hospitais Portugueses”, colaboração na divulgação e partilha do link deste inquérito com os colegas de hematologia clínica, se for possível.

Este projeto consiste na aplicação de um inquérito para descrever e estudar a divergência de abordagens terapêuticas para a neutropenia febril de alto risco entre médicos de hematologia clínica e entre centros hospitalares. Os destinatários do inquérito são médicos de hematologia clínica (internos e especialistas) que trabalham em hospitais do SNS, onde são tratados doentes com neutropenia febril de alto risco.

Até ao presente momento, recolhemos 30 respostas, incluindo das ARS Norte (17), Lisboa e Vale do Tejo (7), Centro (5), e Região Autónoma dos Açores (1), através de contacto direto com os médicos. Pretendemos incluir o maior número de médicos e de centros hospitalares possível, para tentar abranger, dessa forma, tanto contextos com fluxo elevado de doentes neutropénicos como contextos com contacto esporádico com neutropenia febril. Neste sentido, seria interessante conseguirmos chegar aos hematologistas clínicos que trabalham no Algarve, Alentejo e Região Autónoma da Madeira, bem como maximizar o número de respostas nos hospitais que já contribuíram com algumas respostas.

O inquérito, disponível em [https://forms.gle/F5qvf3onR2593Jbe9] , inclui perguntas relativas à estrutura do serviço e à experiência individual bem como três vinhetas clínicas simples sobre escolha de antibioterapia empírica, duração de tratamento e de-escalação de esquema antibiótico na neutropenia febril de alto risco.

Agradecemos a vossa participação no preenchimento do questionário que levará, no máximo, 5 minutos. O inquérito manter-se-á aberto até 01/03/2024, perfazendo 6 semanas de recolha de dados.

Este projeto é orientado pelo Dr. Francisco Almeida e coorientado pela Professora Drª Ana Azevedo. Foi realizado em conjunto entre a UPCIRA/Centro de Epidemiologia Hospitalar e o Serviço de Hematologia Clínica do CHUSJ. Agradeço antecipadamente a colaboração da ordem dos Médicos na divulgação do inquérito entre os médicos de Hematologia Clínica.

Para dúvidas ou questões, os contactos dos investigadores estão disponíveis na introdução do inquérito.