Programa de Intervenção em Oftalmologia

Ordem dos Médicos

Programa de Intervenção em Oftalmologia

A Ordem dos Médicos considera louvável o esforço que o Governo fez no sentido de encontrar uma solução para o problema das listas de espera de cirurgia de cataratas, que agora passarão a ter o reforço do Programa de Intervenção em Oftalmologia, hoje, dia 16 de Maio, apresentado pela Ministra da Saúde.
Esta medida confirma o que a OM sempre defendeu, ou seja, que Portugal tem capacidade instalada para resolver o problema, sem necessidade de recurso a países terceiros, desde que os serviços portugueses sejam devidamente financiados e organizados.
É possível ainda encontrar soluções complementares que incluam a participação do sector privado da medicina, com uma metodologia a estabelecer de forma transparente, à semelhança de sistemas de reconhecida eficiência noutros países da Europa. Com esse tipo de solução, teríamos certamente o problema permanentemente resolvido. Contudo, é de assinalar o mérito que tem a medida agora tomada pelo Governo, desde logo pelos doentes, que têm direito ao tratamento atempado, mas também pelo reforço que significa da capacidade de intervenção do SNS.
Importa, agora, garantir que o plano funcione na prática, com o empenho de todos, que a sua avaliação seja feita com eficácia e que haja a capacidade crítica necessária para introduzir mudanças se elas se justificarem.

Pelo Conselho Nacional Executivo
O Presidente