Produtos derivados de sangue para a reversão da anticoagulação por varfarina

Recomendação

Escolha não utilizar produtos derivados de sangue rotineiramente para a reversão da anticoagulação por varfarina.

Justificação

Na maioria dos casos, a vitamina K é suficiente para a reversão da anticoagulação por varfarina. Concentrados de complexo de protrombina ou plasma devem ser usados apenas em doentes com hemorragia grave ou que necessitam de cirurgia de emergência.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Holbrook A, Schulman S, Witt DM, Vandvik PO, Fish J, Kovacs MJ, Svensson PJ, Veenstra DL, Crowther M, Guyatt GH; American College of Chest Physicians. Evidence-based management of anticoagulant therapy: antithrombotic therapy and prevention of thrombosis, 9th ed: American College of Chest Physicians Evidence-Based Clinical Practice Guidelines. Chest. 2012 Feb;141(2 Suppl):e152S–84S.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos