Primeiro Centro de Responsabilidade Integrado de Urologia da região de Lisboa e Vale do Tejo

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia, o primeiro da região de Lisboa e Vale do Tejo, iniciou a sua atividade, no dia 1 de setembro, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). A inauguração foi assinalada com a presença de Rosa Valente de Matos, da administração do CHULC, de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, e de Luís Campos Pinheiro, diretor do novo CRI.

Esta nova unidade tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento das melhores práticas clínicas, centradas na resposta aos utentes, e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados, estimulando um melhor acesso e, sobretudo, o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos.

O diretor do novo serviço, Luís Campos Pinheiro, salienta que este novo centro “representa um salto qualitativo na capacidade de resposta da especialidade às aspirações da população, tanto da parte do doente oncológico, como daquele que anseia pela prevenção primária ou secundária”.

Já o bastonário da OM e também urologista, Miguel Guimarães, mostrou-se satisfeito por assistir a uma evolução que vai ao encontro de “uma visão inovadora”, tanto em termos de eficiência, como também em termos de rapidez e maior capacidade de resposta. “Este é um caminho de futuro, porque estamos perante uma forma de organização do trabalho que visa uma resposta mais adequada às necessidades dos doentes, mas que também promove que o ambiente de trabalho entre os vários profissionais seja o mais adequado possível”, destacou.

Por fim, a presidente do conselho de administração do CHULC garante que assim se consegue “rentabilizar a capacidade instalada, promover a autonomia, o envolvimento e a responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos e incentivar o aumento dos níveis de produtividade e de satisfação são os elementos que constituem a chave deste modelo de gestão.