Prescrição de medicamentos para administração a longo prazo

Recomendação

Escolha não continuar ou adicionar à prescrição medicamentos para administração a longo prazo, exceto se houver uma indicação apropriada e uma expectativa razoável de benefício.

Justificação

Os medicamentos de longo prazo devem ser descontinuados se não forem necessários (por exemplo, medicamentos para a pirose e a hipertensão), pois podem reduzir a qualidade de vida e ter valor reduzido para um idoso frágil com expectativa de vida limitada (por exemplo, estatinas e medicamentos para osteoporose). A prescrição de medicamentos para atingir “alvos” laboratoriais ou outros (por exemplo, glicemia e pressão arterial) pode ter efeitos perigosos para a mobilidade, mortalidade e qualidade de vida quando administrados a um idoso debilitado.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Beckett NS, et al. Treatment of hypertension in patients 80 years of age or older. N Engl J Med. 2008 May 1;358(18):1887-98. PMID: 18378519.
  • Dalleur O, et al. Inappropriate prescribing and related hospital admissions in frail older persons according to the STOPP and START criteria. Drugs Aging. 2012 Oct;29(10):829-37. PMID: 23044639.
  • James PA, et al. 2014 evidence-based guideline for the management of high blood pressure in adults: report from the panel members appointed to the Eighth Joint National Committee (JNC 8). JAMA. 2014 Feb 5;311(5):507-20. PMID: 24352797.
  • Tinetti ME, et al. Antihypertensive medications and serious fall injuries in a nationally representative sample of older adults. JAMA Intern Med. 2014 Apr;174(4):588-95. PMID: 24567036.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos