+351 21 151 71 00

Prémios Almofariz: bastonário distinguido como Figura do Ano

Créditos Revista Farmácia Distribuição

O bastonário da Ordem dos Médicos foi distinguido na noite de quinta-feira 15 de outubro com o Prémio Figura do Ano, o principal galardão atribuído no âmbito dos Prémios Almofariz 2020. Nesta edição, foi decidido que a nomeação seria atribuída também em simultâneo à bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, traduzindo assim o trabalho conjunto que as duas ordens têm desenvolvido em nome dos profissionais que representam e da saúde de todos os portugueses. Nesta mesma noite, mas na categoria Prémio Projeto, a Ordem dos Médicos recebeu uma outra distinção, desta vez pela Operação Luz-Verde, projeto que juntou várias instituições e que permitiu levar medicamentos de dispensa hospitalar para as farmácias comunitárias e para a casa dos doentes, de forma gratuita e mediante a preferência do próprio doente.

A cerimónia de atribuição dos Prémios Almofariz, uma iniciativa anual da revista Farmácia Distribuição, que se realiza desde 1995, decorreu no Casino Estoril e em streaming, dadas as limitações impostas pela COVID-19. Na apresentação do prémio Figura do Ano, Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar, fez questão de destacar o “espírito colaborativo e de união” que tanto o bastonário da Ordem dos Médicos como a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos têm demonstrado e que ganhou mais expressão durante a pandemia.

No seu discurso de agradecimento, Miguel Guimarães dedicou o prémio aos médicos e a todos os profissionais que fazem a saúde em Portugal. Em concreto sobre a área do medicamento, lembrou os dados recentes da GFK Metris que indicaram que 98% dos portugueses não tiveram dificuldade no acesso à sua medicação durante a pandemia, o que resulta do “extraordinário trabalho de equipa feito”.

O bastonário aproveitou ainda a ocasião para lamentar que “a ministra da Saúde ainda não tenha percebido que não é apenas a ministra do Serviço Nacional de Saúde e que a saúde em Portugal se faz com todo o sistema de saúde”. E instou Marta Temido a valorizar e motivar as pessoas. “Este é o prémio de todos os profissionais de saúde que fazem a saúde acontecer todos os dias. É o prémio dos portugueses, de ser humanista, solidário, de saber estar e defender o outro que está ao nosso lado”, reforçou Miguel Guimarães, destacando os sacrifícios familiares que todos têm feito para cuidar dos portugueses nestes tempos desafiantes e rejeitando a distinção entre “linha da frente e retaguarda”, por todos serem essenciais para o sucesso.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos também dedicou o prémio a todos os profissionais e enalteceu o trabalho que Miguel Guimarães tem feito “por um país evoluído e mais progressista”. Já o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Rui Ivo, em representação da ministra da Saúde e do Secretário de Estado da Saúde, assegurou que “reconhece a capacidade demonstrada” pelos profissionais de saúde ao longo dos anos e em especial na pandemia salientou a “forma colaborativa” como as ordens têm desempenhado a sua missão.

No que diz respeito à Operação Luz-Verde, o júri considerou que a resposta articulada entre hospitais, administradores hospitalares, médicos, farmácias e distribuidores permitiu concretizar a dispensa de medicamentos hospitalares a mais de 13 mil doentes. Estima-se que foram poupados mais de 1000 milhões de quilómetros aos doentes só entre março e final de maio, período crítico na primeira onda da pandemia. Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Associação Nacional de Farmácias, Associação de Farmácias de Portugal e Associação de Distribuidores Farmacêuticos subiram juntos ao palco.

O presidente do Conselho Regional do Sul recebeu o prémio pela Ordem dos Médicos e, no seu discurso, destacou que “este é um reconhecimento das ordens e da sua capacidade de colaboração”. Alexandre Valentim Lourenço acrescentou que este projeto é mais um exemplo de “altruísmo e de liderança” para “disponibilização do medicamento adequado, ao doente certo no momento certo”.

Projeto do Ano – Operação Luz Verde (Prémios Almofariz 2020) – Créditos Revista Farmácia Distribuição