Prémio Maria de Sousa – 4ª edição com candidaturas abertas

Com o objetivo de homenagear a médica e grande investigadora Maria de Sousa, contribuindo para a investigação na área das Ciências da Saúde, a Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL promovem, em parceria exclusiva, o Prémio Maria de Sousa, que visa galardoar e apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num centro internacional de excelência.

Prémio Maria de Sousa: 4ª edição – 2024

Visa premiar até:
5 candidaturas | €30.000 cada  | €150.000 valor total

Prazo de candidaturas:
Até 31 de maio de 2024

Encontram-se abertas as candidaturas ao Prémio Maria de Sousa, uma iniciativa promovida pela Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL desde 2021 e que vai já na quarta edição. Este Prémio visa galardoar e apoiar projetos de investigação na área das Ciências da Saúde desenvolvidos por jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros, por um máximo de cinco vencedores residentes em Portugal ou no estrangeiro. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de maio, tendo de ser apresentadas individualmente.

Através deste galardão, pretende-se celebrar e dar continuidade ao trabalho da cientista Maria de Sousa, uma personalidade que deixou uma marca indelével no desenvolvimento científico e académico em Portugal e no mundo.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, salienta a relevância deste galardão “como uma homenagem a uma ilustre cientista, cuja paixão e dedicação pela investigação e pela ciência nos marcou profundamente. O seu elevado sentido ético e humano continua a inspirar as novas gerações e a adesão a este prémio é disso um exemplo notável”.

O neurocientista Rui Costa, Presidente do Júri do Prémio Maria de Sousa, considera que “este Prémio tem um significado especial porque a Prof. Maria de Sousa sempre quis ajudar os investigadores mais jovens a pensarem diferente, a internacionalizarem-se e a desafiarem as próprias fronteiras do conhecimento, por isso queremos encorajar os jovens investigadores portugueses a concorrerem e mostrarem-nos o seu talento.”

Para o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, “trata-se de uma distinção que muito nos orgulha, por um lado, pela sua natureza emocional de ligação a uma grande mulher da ciência, por outro, pela sua vertente de incentivo e apoio ao trabalho científico desenvolvido por jovens investigadores. Ano após ano temos verificado, com muita satisfação, que o número de candidaturas é significativo e a sua qualidade crescente”.

Para além de Rui Costa, o júri é composto por investigadores que foram muito próximos de Maria de Sousa: Maria do Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Miguel Castelo-Branco, Diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra, Joana Palha, Professora Catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e João Relvas, investigador e Group Leader no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

Mais informações sobre esta edição, incluindo regulamento e submissão de candidatura, disponíveis aqui.