Prémio distingue investigação sobre estimulação magnética transcraniana na esquizofrenia

A cerimónia da entrega do prémio FLAD Science Award on Mental Health 2023, realizou-se no dia 29 de maio de 2023, no auditório da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa. Patrícia Pacheco, secretária do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos esteve presente em representação do bastonário, Carlos Cortes, nesta cerimónia que distinguiu o psiquiatra e investigador Nuno Madeira por uma investigação que permitirá testar a estimulação magnética transcraniana no tratamento da esquizofrenia, mais especificamente na ajuda nas dificuldades de cognição social destes doentes.
“BS2C – Non-invasive Brain Stimulation for Social Cognitive impairment in Schizophrenia” é o projeto que valeu este prémio e foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) e do Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, liderada por Nuno Madeira. O prémio, no valor de 300 mil euros, será aplicado num trabalho que Nuno Madeira e a sua equipa vão realizar em parceria com o Biological Affect Modulation Lab da University of Pittsburgh, School of Medicine.
O prémio da FLAD apoio jovens investigadores portugueses para desenvolver novas linhas de investigação clínica em saúde mental em colaboração com centros de investigação americanos, em toda a linha: da prevenção ao tratamento e à reabilitação. Nuno Madeira é o vencedor da terceira edição do FLAD Science Award Mental Health 2023, uma iniciativa que tem o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.