Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022

As candidaturas para a 20ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica estão abertas e terminam no dia 31 de agosto de 2022.

Ao longo de vinte edições, a Fundação BIAL tem vindo a premiar e a recompensar as obras de índole médica, originais, intelectuais, com tema livre e dedicadas à prática clínica, que se demonstrem com grande relevância e qualidade para a Medicina Clínica. O Presidente do Júri, Manuel Sobrinho Simões, adianta que o “o Prémio BIAL de Medicina Clínica vai distinguir a melhor investigação em medicina clínica com elevada aplicabilidade na comunidade. É com este objetivo que lançamos a edição de 2022. Esperamos receber candidaturas que coloquem o mais avançado conhecimento clínico e científico ao serviço dos doentes e da sociedade em geral, com impacto significativo na melhoria da saúde humana”.

A 20ª edição deste Prémio irá premiar o seu vencedor no valor de 100 mil euros, bem como com a publicação do seu trabalho em livro. Para além disso, poderão ainda ser atribuídas no máximo duas Menções Honrosas no valor de 10 mil euros cada. Contudo, não são elegíveis para avaliação trabalhos já publicados sobre a forma de artigos, livros ou teses, e pelo menos um dos autores do trabalho apresentado tem de ser médico nacional de um país falante da língua portuguesa.

Desde o seu início, o Prémio BIAL já premiou 105 trabalhos de 302 autores, tendo sido analisadas ao todo 686 obras candidatas de 1.742 investigadores, médicos e cientistas de 20 países. O Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, relembra que “ao longo das edições realizadas, o Prémio BIAL de Medicina Clínica acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros. No contexto atual, este Prémio assume ainda maior relevância por incentivar a investigação médica com aplicação na saúde dos cidadãos, dando visibilidade aos trabalhos premiados”.

Recorde-se que desde a sua fundação em 1994, a Fundação BIAL tem vindo a premiar vários médicos e investigadores no âmbito da investigação biomédica, nomeadamente através do Prémio BIAL de Medicina Clínica e o BIAL Awards in Biomedicine. Atualmente, atua em parceria com a Ordem dos Médicos, para a atribuição anual do Prémio Maria de Sousa, que visa apoiar jovens investigadores portugueses com projetos de investigação na área das Ciências da Saúde. Promove, ainda, outros projetos de investigação em diversas áreas da medicina, contando com os altos patrocínios da Presidência da República, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos, uma vez que se trata de uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Para mais informações clique aqui