Pós-graduação: Estudos Interdisciplinares e Globais do Trabalho

As inscrições no feitas nesta pós-graduação através da OM, para 5 ou mais membros, terão um descontos de 20%.

Esta pós-graduação irá analisar como se trabalha em Portugal e quais são hoje os principais desafios ao mundo do trabalho. Iremos por isso caracterizar as principais dinâmicas do mundo do trabalho: a organização, a higiene e segurança no trabalho, a saúde mental e sua relação com a organização do trabalho, a relação entre a composição da força de trabalho no país e as dinâmicas económicas na atualidade; o direito do trabalho; a história do trabalho e da organização sindical. Iremos ainda apresentar e analisar as metodologias de inquérito usadas nos estudos do mundo do trabalho. Iremos analisar como é que o mundo do trabalho influência a qualidade de vida das populações, quer nas suas vertentes macro-sociais (por exemplo, através das políticas públicas em relação ao trabalho e ao emprego, os “novos” modelos de gestão das organizações – cada vez mais competitivos e individualizantes – e a própria segurança social), quer nas dimensões micro-sociais, nomeadamente através das formas de organização do trabalho dentro das empresas e quais são as consequências dessa organização em termos de segurança ocupacional e de condições de trabalho (no sentido amplo do termo), impacto nas famílias, bem como o impacto das dinâmicas de Estado e Sociedade no mundo do trabalho – educação da força de trabalho, saúde, evolução demográfica e condições de vida. Ao nível das condições de trabalho serão abordados também os temas dos acidentes de trabalho e dos riscos ocupacionais, da segurança no trabalho e da saúde dos trabalhadores (incluindo ao nível mental). Para além da análise das dinâmicas sociais e subjetivas no trabalho, estudaremos igualmente o enquadramento legal da atividade de trabalho, nomeadamente as dimensões da proteção legal e social conferida pelo estado. As dimensões histórica, económica, sociológica e psicológica do trabalho serão assim complementadas por ensinamentos em direito do trabalho.