Parecer do Conselho Nacional da Política do Medicamento: Implementação Clínica da Vacinação SARS-CoV-2

O processo de vacinação das populações para SARS-CoV-2 é uma prioridade global. Não obstante a urgência e alguma ansiedade generalizada com este processo, o mesmo exige um planeamento adequado, transparente e baseado na melhor evidência disponível, incluindo as questões técnicas sobre as diversas vacinas potencialmente disponíveis.

O Conselho Nacional da Política do Medicamento da Ordem dos Médicos (CNPM-OM), considerando a limitada evidência científica atualmente disponível e a importância de uma adequada implementação dum plano de vacinação, após análise cuidada do Plano apresentado pelo Ministério da Saúde de Portugal, e auscultação de vários peritos decidiu elaborar as suas recomendações para a implementação clínica da vacinação por SARS-CoV-2 em Portugal.

O parecer que anexamos foi redigido a 18 de Dezembro de 2020 e homologado em Plenário do Conselho Nacional no dia 5 de janeiro de 2021, reconhecendo-se que estas recomendações poderão ter de ser ajustadas considerando melhor evidência que entretanto possa surgir.