No âmbito das comemorações do 80º aniversário da Ordem dos Médicos, o jornal Público distribui, em parceria com a editora A Bela e o Monstro, uma coletânea de 14 de livros de médicos que também se afirmaram enquanto escritores. A sessão de apresentação aconteceu na Ordem dos Médicos, em Lisboa. Miguel Guimarães reforçou que nesta coleção “estamos perante verdadeiros exemplos de pessoas inspiradoras e multidimensionais, que conseguiram levar a medicina mais longe e de formas muitas vezes menos ortodoxas, sobretudo à época” e agradeceu o trabalho de todos os envolvidos neste projeto.
Jorge Penedo, vice-presidente da Secção Regional do Sul e mentor da iniciativa, explicou a metodologia da seleção dos livros a editar: “a escolha foi sustentada numa “lógica de publicar autores do séc XX, diversificados pelo paÃs, autores com diferentes caracterÃsticas e escritas muito diferentes, que abordam temáticas diversas, desde conteúdos mais cientÃficos, até temas como a Grande Guerra, as vindimas ou ao contrabando”.
Manuel Carvalho, diretor do jornal Público, congratulou-se com esta parceria “gratificante” pois, considera, que o Público é “um jornal querido da comunidade médica” e que continuará a estreitar essa relação.
Além dos já referidos, estiveram presentes nesta apresentação José Pinto de Sousa, editor, LuÃs Gomes, livreiro e o ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Germano de Sousa.
A coleção sairá todas as terças-feiras e inclui as seguintes obras:
“A Vida Sexual” – Egas Moniz (17 de setembro)
“Memórias da Grande Guerra” – Jaime Cortesão (24 de setembro)
“Nos Mares do Fim do Mundo” – Bernardo Santareno (1 de outubro)
“A Noite e a Madrugada” – Fernando Namora (8 de outubro)
“A Barba em Portugal” – J. Leite de Vasconcelos (15 de outubro)
“O PaÃs das Uvas” – Fialho de Almeida (22 de outubro)
“Eterno Feminino” – Júlio Dantas (29 de outubro)
“As Pupilas do Sr. Reitor” – Júlio Dinis (5 de novembro)
“Por Ahi Fora” – Brito Camacho (12 de novembro)
“Vindima” – Miguel Torga (19 de novembro)
“O DelÃrio do Ciúme” – Miguel Bombarda (26 de novembro)
“Na Luz do Fim” – Graça Pina de Morais (3 de dezembro)
“Um Estio na Alemanha” – Abel Salazar (10 de dezembro)
“Contos Durienses” – João de Araújo Correia (17 de dezembro)