Oxigenioterapia domiciliária de longa duração em doentes sem hipoxemia

Recomendação

Escolha não prescrever oxigenioterapia domiciliária de longa duração em doentes sem hipoxemia que a justifique.

Justificação

Nos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e hipoxemia crónica e grave em repouso (PaO2 <55 mmHg), a administração de oxigénio suplementar durante pelo menos 15 horas por dia está associada a melhoria do prognóstico e maior sobrevivência. Nos doentes com hipoxemia moderada (PaO2 em repouso entre 55 e 60 mmHg), estes efeitos só foram observados naqueles com policitemia ou sinais de insuficiência cardíaca direita. Naqueles que não cumprem estes critérios, a oxigenoterapia não melhora a sobrevivência nem a qualidade de vida. As desvantagens incluem o risco de toxicidade do oxigénio e a perda de autonomia associada à necessidade de cumprir oxigénio durante pelo menos 15 horas por dia.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• NOC Cuidados Respiratórios Domiciliários: Prescrição de Oxigenoterapia 2015 [updated 11/09/2015. Available from: http://www.dgs.pt/normas-clinicas/normas-clinicas.aspx.
  • Long-Term Oxygen Treatment Trial Research G, Albert RK, Au DH, Blackford AL, Casaburi R, Cooper JA, Jr., et al. A Randomized Trial of Long-Term Oxygen for COPD with Moderate Desaturation. N Engl J Med. 2016;375(17):1617-27.
  • Hardinge M, Annandale J, Bourne S, Cooper B, Evans A, Freeman D, et al. British Thoracic Society guidelines for home oxygen use in adults. Thorax. 2015;70 Suppl 1:i1-43.
  • Continuous or nocturnal oxygen therapy in hypoxemic chronic obstructive lung disease: a clinical trial. Nocturnal Oxygen Therapy Trial Group. Ann Intern Med. 1980;93(3):391-8.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos