Ordens médicas europeias apelam à “tolerância zero” à violência contra os profissionais de saúde

Os membros do Conselho Europeu das Ordens Médicas (CEOM) reuniram-se no dia 24 de novembro no Conselho Médico Francês, em Paris, para debater a crescente violência que afeta os profissionais de saúde em toda a Europa. Segundo a OMS, entre 8% e 38% dos profissionais de saúde são vítimas de violência física em algum momento da sua carreira. Muitos mais sofrem agressões verbais e ameaças regularmente.
O CEOM tem trabalhado para resolver esta importante questão há vários anos. Em 23 de junho de 2017 foi criado um Observatório Europeu sobre a violência contra os médicos. Em em 2020 foi lançado o dia europeu de sensibilização contra a violência (12 de março).
Para levar este compromisso ainda mais longe, o CEOM decidiu, numa reunião em Madrid, em março de 2023, criar um formulário europeu padronizado de relatório de incidentes, comum a todos os países membros. Este formulário é baseado no0s documentos estabelecidos por diversas organizações membros do CEOM.
Os dados recolhidos serão processados ​​e analisados ​​no âmbito do CEOM para obter uma análise mais detalhada das causas e consequências destes atos e permitir o desenvolvimento de políticas mais eficazes para os combater.
O formulário, aprovado por unanimidade na reunião plenária de dia 24 de novembro, é o resultado de uma estreita cooperação entre todas as associações europeias e os principais organismos médicos representativos. Após essa votação, José Santos, Presidente do CEOM, afirmou: “Este é um grande passo em frente na luta contra este fenómeno inaceitável”. “É um forte sinal de apoio e solidariedade que estamos enviando a todos os nossos colegas europeus”, acrescentou Philippe Cathala, Secretário Geral dessa mesma organização europeia.