O bastonário da Ordem dos Médicos saúda a Câmara do Porto e a Câmara de Lisboa pelos recentes anúncios de abertura de grandes centros de vacinação nas duas cidades. A aposta neste modelo de imunização foi defendida pela Ordem dos Médicos desde o primeiro momento e transmitida ao Ministério da Saúde e à task force.

“Tanto o drive thru de vacinação no Porto como os centros anunciados para Lisboa são soluções excelentes, que permitem agilizar a vacinação e manter condições de segurança essenciais para que todo o processo decorra de forma rápida e com confiança, visto que há uma parceria que envolve os hospitais e os agrupamentos de centros de saúde das regiões em causa”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, instando a que mais autarquias se envolvam nestas soluções.

“Este modelo está a ser seguido nos países que têm alcançado melhores taxas de vacinação. Simultaneamente, também permite que o trabalho seja organizado sem desviar tantos recursos humanos dos cuidados de saúde primários e dos hospitais, o que é fundamental quando sabemos que os doentes não Covid-19 precisam com urgência de ter mais acesso a consultas, exames e cirurgias”, reforça Miguel Guimarães”. E acrescenta: “A principal preocupação da Ordem dos Médicos será sempre a de encontrar soluções que nos permitam responder à pandemia, mas sem esquecer todos os outros doentes”.

Lisboa, 11 de fevereiro de 2021