Ordem quer maior proteção para a população mais idosa

A Ordem dos Médicos tem defendido que o Governo estabeleça como obrigatório a presença de médicos nos lares e instituições de apoio à população idosa. Em visitas que tem realizado, nomeadamente, a lares da Santa Casa da Misericórdia, Carlos Cortes tem deixado bem clara a preocupação da instituição a que preside com a falta de recursos suficientes para fazer face às necessidades crescentes de uma população envelhecida. Porque “nenhuma faixa etária deverá ficar de fora” do sistema de saúde, o Bastonário fez repetidos apelos para que o Ministério da Saúde dote o sistema de meios que proporcionem os melhores cuidados de saúde a todos. Apesar da Associação de Apoio Domiciliário de Lares de Idosos ter afirmado esta semana que a maioria das instituições desta natureza já dispõe de apoio médico, esta é uma área que levanta preocupações especialmente com a aproximação do Inverno e com a ainda maior sobrelotação das urgências hospitalares.

O Dia Internacional do Idoso assinala-se a 1 de outubro.