Ordem lamenta perda de José Eduardo Pinto da Costa, uma referência para a Medicina Legal

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento da morte do médico José Eduardo Pinto da Costa e lamenta publicamente a perda de uma das maiores referências na área da Medicina Legal, solidarizando-se com a família e os amigos neste momento de pesar.

“Em termos institucionais, o Dr. José Eduardo Pinto da Costa foi o primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos, dignificando e marcando o rumo de uma especialidade crucial e que ajudou a densificar”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos.

“Contudo, mais importante do que a sua função no seio da Ordem dos Médicos, o Dr. José Eduardo Pinto da Costa foi um exemplo nacional e internacional nesta área, conjugando a sua atividade clínica com a academia e a investigação, revelando-se determinante e marcante para muitas gerações de jovens médicos. As suas características profissionais e pessoais, pela forma intensa e apaixonada com que se dedicava às causas em que acreditava, moldaram a evolução da Medicina Legal”, recorda Miguel Guimarães.

José Eduardo Pinto da Costa nasceu a 3 de abril de 1932 no Porto. Entre muitos outros dados relevantes, foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto. Foi também presidente do Instituto de Medicina Legal do Porto.

Lisboa, 9 de dezembro de 2021