Ordem lamenta incapacidade da Administração do Hospital de Santa Maria de ultrapassar problema crítico

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento da efetivação da demissão de um grupo de chefes de equipa de cirurgia do Hospital de Santa Maria, depois de várias recomendações e alertas feitos junto da administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte e que, lamentavelmente, não surtiram qualquer efeito.
“Esta é uma situação que nos preocupa sempre, independentemente do Hospital ou da sua localização. Mas esta fragilização crítica na equipa de cirurgia do Hospital de Santa Maria, que recordo ser uma unidade de fim de linha para situações mais graves e diferenciadas, torna-se ainda mais gravosa”, comenta o bastonário da Ordem dos Médicos.
“É lamentável que – ainda mais com tantos alertas – nem o conselho de administração do hospital nem o Ministério da Saúde tenham procurado uma solução rápida e eficaz para garantir que a urgência cirúrgica funciona de forma segura para todos, isto é, tanto para os médicos e outros profissionais que ali trabalham, como para os doentes que ali acorrem e que merecem um serviço de excelência”, reforça Miguel Guimarães.
Lisboa, 23 de novembro de 2021