Ordem insiste na rápida revisão de norma da DGS que impede vacinação prioritária de médicos que já tiveram Covid-19

O Bastonário da Ordem dos Médicos e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos, vêm reforçar a importância de serem incluídos nos primeiros grupos prioritários de vacinação os médicos e outros profissionais de saúde e as pessoas com 80 ou mais anos de idade que já tiveram Covid-19 há mais de 90 dias.

Os médicos e outros profissionais de saúde com infeção prévia a SARS-CoV-2 contraíram a doença, na maioria dos casos, no exercício profissional e encontram-se novamente em risco para a sua saúde devido à possibilidade de reinfeção e podem ser veículo de transmissão da doença na comunidade e, em particular, a doentes mais fragilizados que necessitam de cuidados de saúde por patologia não-Covid.

A evidência científica disponível documenta um risco crescente de reinfeção após os 90 dias, sobretudo nos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos e nos imunodeprimidos. É, igualmente, de considerar um aumento do risco em resultado da circulação de novas variantes. De referir que esta recomendação de vacinação segue as orientações da Organização Mundial de Saúde e já está em vigor em muitos outros países, tais como França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e EUA.

O risco acrescido que os médicos enfrentam nas várias linhas de atividade, a existência de muitos casos de infeção recente sem tradução nos testes serológicos e o aumento da capacidade de vacinação no âmbito da resposta nacional à pandemia a SARS-CoV-2, tornam urgente a rápida revisão da norma 002/2021 da Direção-Geral da Saúde que impede que os profissionais de saúde que já estiveram infetados pelo SARS-CoV-2 possam ser vacinados na primeira fase de vacinação.

O Bastonário e o Gabinete de Crise estão, desde o primeiro momento, solidários e disponíveis para colaborar no Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 (PNVC), de tal forma que o bastonário assumiu a responsabilidade de coordenar a campanha de vacinação junto dos médicos que não tinham tido ainda acesso à vacina.

A Ordem dos Médicos vai continuar a dar o seu contributo para que o Plano de Vacinação possa ter o maior sucesso no combate à pandemia.

Lisboa, 29 de março de 2021