Ordem dos Médicos reúne com Núcleo de Estudos em Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Sempre com o foco no papel técnico e científico da Ordem dos Médicos, mas também na defesa intransigente da ética e da deontologia médicas, o Bastonário Carlos Cortes reuniu esta semana com representantes do Núcleo de Estudos em Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Estiveram presentes no encontro, o Coordenador, o Secretário e a Vogal desse núcleo: António H. Carneiro, Rui Carneiro e Ana Rita Sanches, respetivamente. As duas instituições partilharam reflexões numa área que tem ganho especial relevância com a evolução da prática médica: a bioética. Um dos temas centrais foi a posição do Núcleo de Estudos em Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna sobre “a morte provocada a pedido do próprio”. Este núcleo da SPMI considera que os debates recentes sobre as práticas em fim de vida demonstraram que profissionais de saúde, comunicação social e a maioria dos cidadãos utilizam termos incorretos / imprecisos, atribuem-lhes significados incorretos e relacionam esses termos com conceitos incorretos / imprecisos. É objetivo do Núcleo de Estudos em Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna identificar termos e conceitos incorretos / imprecisos no texto da Lei 22/2023 de 25 de maio, relevando e fundamentando a importância da sua correção e interpretação adequada.