Ordem dos Médicos reúne com Ministra da Defesa Nacional

Bastonário e Ministra assumem compromisso de trabalho conjunto

A Ordem dos Médicos realizou uma reunião de trabalho com a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, com o objetivo de discutir a carreira e formação dos médicos militares.  O encontro teve lugar no Ministério da Defesa Nacional na manhã de quarta-feira, dia 23 de agosto.

Com uma comitiva liderada pelo Bastonário Carlos Cortes, a Ordem dos Médicos também se fez representar pelo Presidente do Conselho Regional do Sul da OM, Paulo Simões, pelo Presidente do Conselho Regional do Centro da OM, Manuel Veríssimo, e por António Gandra, membro da Comissão Instaladora do Colégio de Medicina Militar.

Após os cumprimentos institucionais, Carlos Cortes e a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, analisaram diferentes matérias com impacto na carreira e formação dos médicos militares, convergindo na importância de comunicação e partilha de informação entre a Ordem dos Médicos e o Ministério. Os dois responsáveis partilham a ambição de tornar a carreira médica militar mais atrativa, comprometendo-se ambos a empregarem esforços para fixar os médicos neste tipo de profissão médica.

Carlos Cortes enfatizou a necessidade de os médicos desenvolverem ainda mais as suas competências técnicas, nomeadamente, na área da medicina de catástrofe. O líder da Ordem dos Médicos mostrou-se disponível para colaborar, no sentido de dotar os médicos de valências técnicas relevantes para a ajuda humanitárias. O Bastonário sublinhou ainda que a carreira médica militar prestigia a medicina portuguesa e o país.

Paulo Simões lembrou a importância do trabalho desenvolvido pelos médicos militares na Ucrânia e as condições difíceis em que estes trabalham diariamente. Manuel Veríssimo referiu a importância dos médicos militares na resposta à pandemia e a importância desta área da medicina para a população, ainda que por vezes seja esquecida ou mesmo desconhecida.

António Gandra, por seu lado, apontou, primeiro, o duplo sentido de missão dos médicos militares e depois a assimetria que existe na carreira médica militar quando comparada com a civil. É necessário que o Ministério da Defesa tenha um olhar renovado para os médicos militares, acrescentou.

Desta reunião, ficou o compromisso do trabalho conjunto, entre a Ordem dos Médicos e o Ministério da Defesa, alinhado com o objetivo de melhorar a carreira dos médicos militares portugueses.

Author Info