Comunicado de Imprensa:  Ordem dos Médicos repudia alterações propostas aos indicadores de desempenho nas USF

A Ordem dos Médicos considera inaceitável e prejudicial para a qualidade dos cuidados de saúde a proposta do Ministério da Saúde de alterar os indicadores de desempenho das Unidades de Saúde Familiar, associando a remuneração dos médicos aos atos médicos, tais como: meios de tratamento e diagnóstico utilizados, despesa com medicamentos, referenciação para a Urgência, entre outros.

A confirmar-se a proposta, trata-se de mais uma tentativa de intromissão na autonomia e independência médica e na sua relação médico-doente sem nenhum benefício para os cuidados de saúde.

Para o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, “esta tentativa de reduzir os cuidados ao utente a um ato meramente mercantil é errada e mina a confiança das pessoas no SNS. Os médicos devem poder utilizar os meios técnicos ao seu dispor, de forma equilibrada, sem interferências e pressões externas, respeitando sempre as boas práticas médicas e as leges artis da profissão.”

“O desempenho médico deve ser avaliado, sobretudo pelo bem-estar do doente e pelos resultados em saúde e nunca pela poupança gerada. A remuneração pode estar indexada a resultados na saúde das pessoas, sem nunca pressionar os médicos para não tratarem adequadamente os seus doentes. Medidas como estas vão levar à destruição do SNS”, lamenta o Bastonário.

24 de agosto de 2023