Ordem dos Médicos promove formação nas três regiões

A formação é uma das áreas nobres de intervenção da Ordem dos Médicos, razão pela qual foi organizada uma ação de formação que percorreu as três regiões relativa às questões de “introdução à profissão médica”. Presente nas três sessões, Carlos Cortes enquadrou alguns temas essenciais para todos os médicos, desde a ética à necessidade de atualização técnico científica mas também o papel e apoio que a instituição a que preside quer ter nestas áreas: apoio jurídico, apoio ao médico em todas as fases da vida, designadamente na sua formação, entre outras. Uma intervenção que Carlos Cortes pretende que se traduza em apoio ao médico em todas as fases da vida, designadamente na formação pós-graduada. Na sessão que se realizou na Sala Miguel Torga, em Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo, Presidente da Região Centro da OM, definiu a profissão médica como “complexa” e “exigente” mas também “bonita” e “compensadora”, alertando os colegas para a necessidade de “saber equilibrar a vida pessoal e familiar com essa exigência”.

“Quero desejar-vos as boas-vindas. A profissão Médica é complexa mas é bonita. É compensadora, realizadora mas, também, muito exigente. Temos de saber equilibrar a nossa vida pessoal e familiar com essa exigência, não pode ser só apenas uma missão, pois temos obrigações para além dos contratos”, acentuou Manuel Teixeira Veríssimo logo no início da formação “Introdução à Profissão Médica”. Aos mais jovens lembrou que “este curso serve para explicar” toda a amplitude de ação e de atuação da instituição que representa. “A Ordem dos Médicos é o garante da qualidade dos serviços médicos prestados à população e, para isso, tem de apoiar todos os médicos e conseguir que lhes sejam dadas as condições para atingir esse objetivo”, sublinhou.

As sessões de formação foram extremamente enriquecedoras e abordaram temas fulcrais para a profissão, tais como o posicionamento a adotar nas redes sociais, o papel do médico na sociedade, qual a responsabilidade do médico interno e do médico de formação geral, a ética da profissão. Foi ainda feita a apresentação da Ordem dos Médicos, dos Conselhos Regionais e do CNMI, entre outros temas (mediação, apoio jurídico, apoio ao médico, apoio ao doente, apoio à formação médica e logbook).

Eurico Castro Alves, Presidente da Região Norte da OM, e Paulo Simões, Presidente da Região Sul da OM, fizeram, nas respetivas sessões, um acolhimento aos médicos mais jovens em que frisaram valores de ética e profissionalismo, a par do orgulho de exercer a nobre profissão médica.