+351 21 842 71 00

Ordem dos Médicos promove formação médica contínua

A Ordem dos Médicos (OM) está a estudar uma metodologia para promover o desenvolvimento profissional contínuo e “dar mais possibilidade aos médicos de atualizarem conhecimentos e competências”.

A Ordem dos Médicos está a estudar a forma de os médicos especialistas demonstrarem, com regularidade, que atualizam os seus conhecimentos e competências, participando em ações de formação e mantendo atividade clínica regular ao longo da carreira. O processo ainda está em análise, bem como a sua periodicidade, e visa a continuidade e valorização da formação dos clínicos. “Queremos que os médicos tenham mais oportunidades para fazer formação de qualidade e atualizar os seus conhecimentos, em benefício dos doentes. Estamos inclusivamente a estudar a forma de implementar bolsas e ferramentas de apoio à formação médica. Não estamos a falar de exames, dado que os médicos já são os profissionais que mais provas públicas prestam ao longo das suas carreiras”, sublinha o bastonário, Miguel Guimarães.

O programa está a ser planeado pelo Conselho Nacional para a Formação Médica Contínua, conta com o contributo dos Colégios de Especialidade, das Sociedades e Associações Científicas, e implicará ainda a integração com a Carreira Médica e a observação detalhada a modelos aplicados em outros países para se definir a metodologia e a regularidade do processo. “Esta demonstração de atualização técnico-científica e prática clínica poderá consistir na apresentação de um documento que resuma e ateste a atividade profissional desenvolvida pelo médico num determinado número de anos e seguindo um padrão proposto pelo respetivo Colégio de Especialidade”, conclui Miguel Guimarães.

Lisboa, 28 de novembro de 2017