Ordem dos Médicos pede reunião urgente ao Ministro da Saúde

A Ordem dos Médicos (OM) pediu hoje uma reunião urgente com o Ministro da Saúde para encontrar soluções imediatas que coloquem fim à grave situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atravessar, nomeadamente na sua incapacidade em assegurar a resposta nos Serviços de Urgência.

A situação vivida em vários hospitais de norte a sul do país é grave e já na próxima semana haverá doentes sem acesso a cuidados de saúde, sem que o Ministério da Saúde ou a Direção Executiva do SNS apresentem soluções concretas.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, refere que “a OM está disponível para ajudar a encontrar soluções que possam responder às carências em recursos humanos médicos no SNS, às condições do trabalho e à mais que necessária valorização da carreira dos médicos. Não podemos continuar a assistir passivamente, como o Governo tem feito, ao degradar das condições nos hospitais e do papel dos médicos. Sem valorizar o trabalho médico não há valorização do SNS.”