Ordem dos Médicos marca presença na Comissão Parlamentar de Saúde

A Ordem dos Médicos representada pelo bastonário, Carlos Cortes, e pelo presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, João Bernardes, compareceu perante a Comissão Parlamentar de Saúde, na manhã de quarta-feira dia 3 de maio de 2023, para responder a algumas perguntas dos deputados. O tema em discussão foi o projeto de alteração ao regulamento de constituição das equipas médicas nos serviços de urgência.

João Bernardes aproveitou a oportunidade para esclarecer que a nova proposta para a composição das equipas de urgência de Ginecologia e Obstetrícia não reduz o número de profissionais de saúde, mas sim “introduz uma formulação diferente que permite uma melhor abordagem em termos de desempenho e segurança”. O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, sublinhou também que esta proposta ainda se encontra em análise, depois de terem sido recebidas 78 pronúncias durante a consulta pública realizada pela Ordem dos Médicos.

A presença na Comissão Parlamentar de Saúde, realizada a pedido de CHEGA, foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais sobre o projeto de alteração e sobre as demais questões colocadas pelos deputados mas foi também um momento de felicitações institucionais: a comitiva da Ordem dos Médicos recebeu votos de sucesso para o mandato que agora iniciou, não apenas dos impulsionadores desta reunião, mas de todos os grupos parlamentares representados na comissão.

Veja aqui esta audição na Comissão Parlamentar de Saúde: https://www.youtube.com/watch?v=0v4WgvQ7prg&list=LL&index=1