Ordem dos Médicos e Embaixada de Itália promovem projeto Re.Med.Ita

Durante a apresentação do Re.Med.Ita, Carlo Formosa, Embaixador da Itália em Lisboa, fez questão de enaltecer as quase cinco dezenas de médicos que já aderiram a esta rede, disponibilizando-se para fazer trabalho voluntário em prol dos doentes, quer o papel relevante do Bastonário da Ordem dos Médicos que acolheu a ideia desde o primeiro momento. Presente na cerimónia, Carlos Cortes manifestou a sua satisfação por ver concretizar este projeto que irá facilitar a comunicação entre médicos e doentes, de língua italiana. “Para mim não há médicos italianos, franceses ou portugueses. Para mim há médicos. Mas a linguagem médica que nos une também pode ser uma barreira [na comunicação com os doentes]. (…) Por isso, fico muito feliz por poder participar e assistir assim ao nascimento deste projeto que potencia e aprofunda a relação médico/doente”. O trabalho de Giovanni Cerullo, coordenador da rede Re.Med.Ita foi destacado por todos os intervenientes, como o motor essencial que tornou esta ideia uma realidade.

O lançamento da Re.Med.Ita – Rede de Médicos Italianos ou de Língua Italiana, contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Durante cerimónia realizada na Residência do Embaixador Carlo Formosa, o Ministro da Saúde frisou algumas semelhanças entre os dois países, nomeadamente em termos demográficos, referindo o facto de serem dois países com uma população envelhecida, o que significa maior necessidade de cuidados de saúde em determinadas áreas.

A Rede de Médicos Italianos ou de Língua Italiana concretizada através da colaboração entre a Embaixada e a Ordem dos Médicos portuguesa, visa facilitar o atendimento de doentes italianos internados em hospitais públicos e privados portugueses. Nos seus discursos, todos os intervenientes sublinharam a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade da assistência médica aos doentes que estejam em Portugal, assim como o conforto psicológico que acarreta o contacto dessas pessoas e seus familiares com um médico que fale italiano.