Ordem dos Médicos conquista a presidência do CEOM

O Conselho Europeu das Ordens dos Médicos (CEOM) elegeu para o seu mandato 2017-2020 uma equipa presidida por José Manuel Santos, atual presidente da Assembleia de Representantes da OM e um dos representantes do departamento internacional da instituição. A eleição do médico português aconteceu em Modena – Itália, na reunião plenária de dia 23 de Junho.O programa apresentado por José Santos – e que lhe valeu uma vitória por nove votos contra os 4 votos do outro candidato, o presidente da Ordem dos Médicos romena, Gheorghe Borcean – visa privilegiar a discussão das questões éticas e deontológicas da profissão médica, bem como as questões associadas à demografia médica, entre outras, igualmente no âmbito de ação do CEOM.

O CEOM tem como objetivo principal promover, no contexto da União Europeia, uma medicina de qualidade que respeite os interesses dos doentes.

A génese desta organização acontece em Paris em 1971 com a criação da Conferência internacional das Ordens e Organismos similares (CIO) entidade que, em 2008, altera a sua designação para Conselho Europeu das Ordens dos Médicos (CEOM).