Ordem dos Médicos associa-se à homenagem do Município de Vila Flor ao Professor Miller Guerra

O município de Vila Flor, com a colaboração da Ordem dos Médicos, realizou, no dia 14 de janeiro, no auditório Adelina Campos daquela localidade, uma cerimónia de homenagem ao Professor Doutor João Pedro Miller Guerra com o objetivo de honrar a memória de um dos médicos portugueses mais influentes do país.

A cerimónia de homenagem teve momentos solenes e musicais partilhados com a respetiva família e responsáveis de entidades oficiais, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, o presidente da Assembleia Municipal de Vila Flor, Pedro Santos, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de vídeo que foi transmitida no encerramento da sessão.

“Estamos num momento que se torna perfeitamente atual, porque é uma fonte de inspiração e de esperança”, explicou o presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima, referindo-se ao médico nascido neste concelho, mas que construiu uma carreira que deixou inspiração a todo o país. Miller Guerra, licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, foi professor catedrático, bastonário da Ordem dos Médicos e deputado da Assembleia Constituinte.  “É um fonte de inspiração e de esperança. Inspiração naquilo que temos que fazer hoje. No tempo dele estavam todos distantes da saúde e ele aproximou-os, sendo o avô do SNS, como nós dizemos, de forma carinhosa”, acrescentou.

O bastonário da Ordem dos Médicos salientou o “orgulho” em estar presente “neste ato solene” e recordou Miller Guerra em todas as suas dimensões. “A sua carreira dedicada ao serviço dos doentes e ao progresso da assistência médica em Portugal continua a ser um farol de inspiração para todos os médicos nos dias de hoje”. Recorde-se que Miller Guerra (1912-1993) foi relator do Relatório sobre as Carreiras Médicas (1961) que esteve na génese do que veio a ser o Serviço Nacional de Saúde, criado em 1979.

Miguel Guimarães entregou a Maria Zulmira Antunes, filha de Miller Guerra, um diploma oficial da Ordem dos Médicos de reconhecimento que destacou “o perfil humanista na prática clínica que sempre o destacou (…)”. “A dedicação inexcedível aos princípios do Juramento de Hipócrates e a capacidade de liderança através do exemplo são valores imateriais da nossa história que tão bem a sua família e amigos continuam a honrar e a preservar”, pode ler-se no documento. Maria Zulmira Antunes disse estar orgulhosa do trabalho feito pelo pai e sentiu que esta homenagem “veio do coração das pessoas” e “não de qualquer obrigação de dizer coisas sobre uma outra pessoa”. Valorizou também o reconhecimento do progenitor como “alguém que também foi importante para Portugal”.

Por sua vez, o ministro da Saúde destacou o percurso “notável” do homenageado e reconheceu que há problemas que o médico identificou há 50 anos que continuam atuais. Embora o SNS tenha avançado “muito rápido” em relação “àquilo que era o sonho de Miller Guerra”, o ministro disse que “não há dúvida nenhuma de que as necessidades, as exigências dos cidadãos e os avanços da medicina também criaram necessidades novas, que exigem novas respostas e mais sofisticadas”.