+351 21 842 71 00

Ordem dos Médicos assina protocolo de colaboração com o IEFP

Devido à sua particular especialização em termos de competências, a saúde – e, em particular, a medicina – é uma das áreas profissionais que gera maior número de oportunidades de emprego no mercado de trabalho europeu, como resultado de grandes desfasamentos observados, em cada país / região, entre as necessidades de recrutamento, a oferta educativa-formativa existente e os profissionais disponíveis, dando origem a um número significativo de oportunidades / necessidades de recrutamento transnacional todos os anos.
A globalização económica e a mobilidade individual exigem uma contínua informação, uma permanente harmonização de práticas profissionais e um atento seguimento das tendências internacionais em assuntos relevantes para a defesa dos interesses profissionais dos médicos portugueses – que são hoje cada vez mais determinados em centros de decisão internacional. Por outro lado, a crescente mobilidade internacional dos médicos portugueses deve levar a Ordem dos Médicos a manter uma atenção especial nas intervenções dirigidas à proteção e promoção de novas oportunidades e de melhoria das respetivas condições de exercício profissional.
O IEFP tem desenvolvido um conjunto de atividades e eventos de recrutamento, designadamente no âmbito da rede EURES, particularmente direcionados para profissionais de saúde, com bons resultados em termos de colocação transnacional – sendo crescentes as solicitações, por parte de parceiros europeus, de divulgação de oportunidades de emprego na área da medicina.
Com o objetivo de contribuir para alargar o leque de opções de carreira ao dispor dos profissionais de medicina membros da Ordem dos Médicos, apoiando em particular a mobilidade destes profissionais no seio do mercado de trabalho europeu e dando a conhecer as capacidades dos médicos portugueses a empregadores europeus, a OM assinou um protocolo de colaboração com o IEFP. Anexamos o protocolo assinado no dia 8 de Junho de 2015.

DOWNLOAD
Protocolo_OM_IEFP