Ordem critica orientação da DGS sobre “Cuidados de saúde durante o trabalho de parto”

Ordem dos Médicos critica Orientação da DGS sobre “Cuidados de saúde durante o trabalho de parto”. Versão final não foi submetida a um parecer formal da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos lamenta ter tomado conhecimento através dos órgãos de comunicação social da publicação da Orientação nº 002/2023 da Direção-Geral da Saúde (DGS), e critica não ter sido remetido previamente à Ordem dos Médicos o relatório final da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Blocos de Parto, para a sua pronúncia técnica.

“É absolutamente lamentável que a Ordem dos Médicos não tenha sido consultada antes da tomada de decisão, sobretudo porque se trata de uma questão com impacto dos cuidados de saúde, e da segurança das mães e das crianças”, sublinha o Bastonário da Ordem dos Médicos. Carlos Cortes salienta que “o Ministério da Saúde e a DGS terem excluído a Ordem dos Médicos do documento final é uma falha difícil de entender”.

Perante esta situação, a Comissão Permanente da Ordem dos Médicos e o Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia vão reunir amanhã, com caráter de urgência, para analisar esta matéria e definir os próximos passos de atuação.