Ordem cria Gabinete para a dinamização das Carreiras Médicas

A Ordem dos Médicos criou um Gabinete para a Dinamização das Carreiras Médicas, cuja coordenação ficará a cargo do médico Mário Jorge Neves. Este gabinete tem como objetivo ajudar a operacionalizar o trabalho do “Novo Relatório das Carreiras Médicas” que está a ser desenvolvido pela Comissão de Trabalho Independente designada pelo bastonário da Ordem dos Médicos em 2019. A comissão já está a analisar o que existe sobre as carreiras médicas e fazer propostas à luz da nova realidade que vivemos. O projeto fazia parte do programa de candidatura do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, para este segundo mandato.
“Apesar das enormes limitações resultantes da pandemia em curso, que atrasaram alguns dos trabalhos, a comissão deu já vários passos que, com a centralidade que a saúde evidenciou nos últimos meses, ganhou uma nova importância. A criação deste gabinete vai servir como acelerador para que o trabalho feito veja a luz do dia”, explica o bastonário. “Hoje, ninguém duvida de que os médicos desempenham um papel essencial no sistema de saúde e na sociedade, e de que é essencial para a economia do nosso país contarmos com uma visão e um investimento estratégico neste setor. Esse investimento tem de ser centrado no capital humano. O Serviço Nacional de Saúde são as pessoas. Sem elas, ficam apenas as paredes”, reforça Miguel Guimarães.
O primeiro “Relatório Sobre as Carreiras Médicas” foi originalmente publicado pela Ordem dos Médicos, em 1961, e constituiu um documento essencial que permitiu desenvolver as bases do serviço público de saúde e garantir cuidados de saúde organizados e qualificados a todos os cidadãos, independentemente do seu nível económico ou social. O seu relator, João Pedro Miller Guerra, fará sempre parte da nossa memória como o líder de um grupo de médicos visionários que definiram a missão mais nobre para a Saúde no nosso país, como Jorge da Silva Horta, Albertino da Costa Barros, Albino Aroso Ramos, António Fernandes da Fonseca, António Galhordas e Mário Luís Mendes.
Este gabinete agora nomeado assume uma importância nuclear na organização e operacionalização de medidas que estão a nascer na Comissão de Trabalho. “Pretendemos contribuir para recuperar e revitalizar as carreiras médicas, dentro das competências da Ordem dos Médicos, e assegurar que o Relatório que vier a ser apresentado tenha uma efetiva implementação prática nas suas medidas fundamentais. A aplicação da carreira médica constitui não só a salvaguarda da estabilidade profissional e dos direitos e deveres dos médicos, mas sobretudo uma medicina de qualidade para todos os doentes”, adianta Mário Jorge Neves, coordenador do gabinete.

Lisboa, 07 de outubro de 2020

2020.10.07_NI – Ordem cria Gabinete para a Dinamização das Carreiras Médicas