Ordem avalia condições de segurança clínica nas maternidades privadas

O plano “Nascer em Segurança 2023” tem como objetivo a preservação da capacidade diferenciada do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte como maternidade de fim de linha para resposta a partos complexos, com maior risco ou prematuros. Para isso foi acionado um mecanismo extraordinário de colaboração do SNS com instituições privadas que permite o encaminhamento de grávidas de baixo risco. Perante o alarme social que tem sido criado em torno desse plano, a Ordem dos Médicos realizou visitas técnicas a todas as unidades envolvidas no processo. Depois da visita a Santa Maria, esta semana, Carlos Cortes esteve presente na LUZ, Lusíadas e CUF, tendo sido acompanhado por João Bernardes, presidente da direção do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. Esta visita técnica encontrou instalações adequadas e equipas preparadas, com uma definição clara de procedimentos que inclui o envio diário de disponibilidades das respetivas maternidades ao CODU. Em face das necessidades concretas de transferência, o CODU contacta as unidades privadas para revalidar previamente o encaminhamento da gestante. Até ao dia 20 de julho, data em que se realizaram estas visitas, o número total de grávidas transferidas para as três unidades privadas ainda não atingira a dezena.