OM estreia voto eletrónico nas eleições para Colégios de Especialidade

A Ordem dos Médicos (OM) implementa, pela primeira vez, o sistema de voto eletrónico num ato eleitoral. Os médicos vão votar para as direções dos Colégios de Especialidade para o triénio de 2018-2020 já no próximo dia 16 de novembro.

A Ordem dos Médicos convocou a consulta eleitoral para todos os Colégios de Especialidade, Competências, Secções de Subespecialidades e Conselho Nacional do Médico Interno, para o próximo dia 16 de Novembro e, pela primeira vez, os médicos poderão votar eletronicamente.

O voto eletrónico permite exercer o direito de escolha de forma mais cómoda e ágil, a partir de casa ou de qualquer local que disponha de um computador ou dispositivo móvel (telemóvel, tablet) ligado à Internet. Por outro lado, o sistema de votação eletrónica simplifica o apuramento dos resultados eleitorais e melhora a gestão do processo, garantindo ainda condições de segurança e credibilidade, através de uma plataforma certificada, com experiência reconhecida em atos eleitorais de outras Ordens profissionais.

“É mais um passo no sentido de modernizar os procedimentos da Ordem e de facilitar a proximidade com os médicos”, afirma Miguel Guimarães. A estreia deste sistema de voto dá assim seguimento a uma das promessas do programa de candidatura do Bastonário e garante, além da comodidade do processo – para eleitores e candidatos – o anonimato do votante e confidencialidade do voto, não sendo tecnicamente possível a sua rastreabilidade.

Os médicos que continuem a preferir exercer o seu direito através de boletim físico (em papel), poderão fazê-lo presencialmente, por votação direta, no dia 16 de novembro de 2017, na sede da sua Secção Regional. Podem ainda solicitar o envio de voto por correspondência para a sua morada, através do envio de um e-mail para eleicoes@ordemdosmedicos.pt ou carta para a sede da Ordem dos Médicos – Eleições, Av. Almirante Gago Coutinho, 151, 1749-084 LISBOA. Só serão considerados os pedidos que sejam recebidos na Ordem dos Médicos até às 22 horas do próximo domingo, dia 22 de outubro 2017.

O novo site da Ordem dos Médicos, alojado no endereço habitual (www.ordemdosmedicos.pt) já está acessível. Além de muito intuitivo e fácil navegabilidade, o site inclui um arquivo pesquisável que integra todas as edições da revista nacional da Ordem dos Médicos, agenda de eventos e informação útil e específica para médicos, público (com o intuito de melhorar conhecimentos e com isso melhorar as decisões em saúde) e também para os media.

O voto eletrónico seguirá os seguintes passos:

1. Até ao dia 30 de outubro de 2017, cada médico inscrito na OM receberá um código PIN através de SMS (enviado para o número de telemóvel que tem registado na Ordem dos Médicos) que deverá guardar até à data da votação.

1.1 – O PIN poderá ainda ser enviado por carta para a morada presente na base de dados da Ordem.

1. Na posse desse código, torna-se acessível a plataforma de voto eletrónico que será posteriormente divulgada através do site da Ordem dos Médicos em www.ordemdosmedicos.pt
  2. P os seguintes campos:

N.º de cédula profissional

PIN

Data de Nascimento [no formato – AAAAMMDD, ie. se nasceu a 01 de fevereiro de 1973 – 19730201]

1. Acesso aos boletins de voto, tantos quantos os cadernos eleitorais em que cada médico conste.
  2. Só se pode votar uma vez em cada colégio. O voto eletrónico, por não ser rastreável em todo o processo, não pode ser alterado nem anulado após a votação ser validada.

A plataforma pretende ser simples e intuitiva. Ainda assim, qualquer dúvida pode ser complementarmente esclarecida no site da Ordem dos Médicos, na área de colégios, ou através de contacto telefónico (21 842 71 00 | 22 70 50 100 | 239 79 29 20), entre as 9h30 e as 18h00.

19 de outubro de 2017