OM e UC assinam protocolo: O saber não pode ter barreiras!

A Ordem dos Médicos (OM) assinou no dia 15 de abril de 2024 um protocolo com a Universidade de Coimbra (UC) com o intuito de promover a colaboração institucional visando “o desenvolvimento de atividades conjuntas no âmbito da formação contínua de profissionais de saúde, incluindo para o exercício autónomo da prática médica e para a formação médica contínua”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, recordou com emoção os tempos de estudante em que, na mesma sala onde agora foi assinado este importante protocolo, foi aluno e membro do senado. “Passados 30 anos” de regresso à mesma sala do senado, manifestou a sua satisfação por a Ordem ter conseguido concretizar “esta boa ideia que tem duas vertentes: a primeira é o facto de ser uma parceria importante com a Universidade de Coimbra” que, explicou, trata-se apenas de “uma primeira pedra” de uma colaboração que irá prosperar e transformar-se “numa ponte sólida e robusta de conhecimento”. Carlos Cortes, que tem fomentado uma forte ligação com as faculdades de medicina nomeadamente no âmbito do trabalho que tem realizado no contexto do Fórum de Educação Médica que foi criado no final do verão de 2023, enquadrou este protocolo numa segunda vertente de abertura das universidades às outras instituições da sociedade . “O saber não é compartimentado. O saber não pode ter barreiras. As que existam têm que ser derrubadas!”, razão pela qual o Bastonário enalteceu o facto de “o Ensino Superior no geral, e a UC em particular” terem sabido “dar um grande passo” de forma a “estarem mais próximas do que são as organizações profissionais, neste caso, a Ordem dos Médicos”, frisou. Esta ligação é particularmente relevante se tivermos em conta as muitas dificuldades que atravessa o setor da saúde. “Só juntando pessoas e instituições” é que iremos conseguir ultrapassar de forma positiva os “desafios do conhecimento, do saber e da investigação, áreas em que a UC tem sido reconhecida” e, assim, “ir mais longe”. “Gostaria que pudéssemos fomentar esta aproximação entre UC e OM” que será benéfica para ambas as instituições.

“Não podíamos ter melhor parceiro do que a Ordem dos Médicos. (…) Esta é a primeira pedra de uma ponte que desejamos que seja sólida porque, cada vez mais, a academia tem que abrir-se ao mundo e procurar soluções para aquilo que a sociedade necessita. (…) Hoje é um dia particularmente feliz!” – palavras de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, que considera que este protocolo será excelente para mais e melhor “a formação contínua” com qualidade. “Em relação a esta componente da formação contínua, temos uma faculdade de medicina prestigiada e capaz de nos apoiar e de elevar a Universidade de Coimbra a outros patamares nesta matéria”, frisou Amílcar Falcão. Também o Reitor da UC recorreu à metáfora apresentada pelo Bastonário da Ordem dos Médicos ao referir que aqui foi lançada a primeira pedra da construção da ponte entre as duas instituições.
Os dois intervenientes fizeram questão de frisar o papel de João Carlos Ribeiro, diretor do Conselho Nacional do Internato Médico, peça fundamental num trabalho preparatório que potenciou a concretização deste protocolo chegasse a bom porto.