O autor médico é um indomável e inquieto criador

Está a decorrer nas instalações da Ordem dos Médicos, em Lisboa, a V Semana do Autor Médico, uma organização da SOPEAM – Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. A sessão de abertura contou com a intervenção de Sandra Pereira, Secretária do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Maria José Leal, presidente da SOPEAM, Pedro Miguéis, curador da exposição de artes plásticas e António Trabulo presidente emérito da SOPEAM e organizador desta Semana do Autor Médico. Este encontro incluiu várias atividades, desde lançamento de livros a exposições e palestras e teve como um dos temas centrais a comemoração do centenário do falecimento do erudito Maximiano Lemos (1960-1923), destacada figura da história da Medicina Portuguesa. Em sua memória foi elaborada a exposição de artes plásticas e bibliográfica de Maximiano Lemos com elementos dos acervos da Biblioteca da Ordem dos Médicos e do espólio pessoal de António Lourenço Marques.
Esta semana de celebração do autor médico foi coincidente com a Reunião de Outono da SOPEAM e incluiu a Assembleia Geral dessa sociedade assim como a já habitual atribuição dos Prémios SERPIS.
A sessão de encerramento terá a participação do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, que, na impossibilidade de estar de forma presencial, fez questão de enviar uma mensagem de vídeo para se associar à iniciativa da SOPEAM dando destaque à cultura médica.