Novo Relatório das Carreiras Médicas publicado em livro

O Novo Relatório sobre a Carreira Médica em Portugal, foi publicado em livro no dia 8 de março. O documento previamente entregue ao ministro da Saúde, no dia 15 de fevereiro, encontra-se agora disponível em formato físico, disponível para consulta de todos os médicos e restantes interessados. O evento decorreu na Biblioteca Histórica na sede da Ordem dos Médicos em Lisboa.

O relatório teve a coordenação de Miguel Guimarães, de Mário Jorge Neves e de Jorge Seabra e incluiu vários grupos de trabalho, de forma a proporcionar uma base sólida e consequente daquilo que são as várias recomendações feitas para a discussão sobre as Carreiras médicas.

Passados 30 anos, a Ordem concluiu um novo relatório sobre o tema que, estando agora publicado, coloca à discussão da classe como ponto de partida para uma negociação com a tutela.

No evento estiveram presentes Miguel Guimarães, Mário Jorge Neves, Paulo Coelho (em representação de Jorge Seabra) e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

O médico de Saúde Pública, Mário Jorge Neves – presente na execução de todos os Relatórios sobre a Carreira Médica, inclusive o novo – iniciou a discussão com a garantia de ter respeitado e documentado a história, enquanto procurou uma visão de futuro. Um futuro que permita recuperar “o código genético” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), priorizando a valorização dos profissionais, as condições de trabalho e, claro, os incentivos à fixação e captação de médicos. Algo que será muito mais exequível com o cumprimento, na prática, de uma carreira médica moderna, atualizada e digna.

Seguiu-se Paulo Coelho que, representando Jorge Seabra, agradeceu o trabalho do bastonário, Miguel Guimarães, enaltecendo a pertinência de um documento que deve ser um “ponto de partida” para uma discussão mais alargada. Da história às recomendações, dos inquéritos às conclusões, o orador destacou a boa organização do livro e, em especial, a riqueza de contar com contributos de várias dezenas de médicos. Paulo Coelho fez parte do Conselho Nacional Consultivo da Ordem dos Médicos para o Serviço Nacional de Saúde e Carreiras Médicas (Mandato 2020-2022).

Já o bastonário, Miguel Guimarães, considerou que o documento está “bem estruturado”, já que resulta de quatro grandes estudos que envolveram médicos de todo o país, onde estão definidos os grandes desafios que no futuro se colocarão à medicina e aos profissionais, mas também medidas que devem ser tidas em conta pela tutela para se alcançar um SNS “mais eficiente e uma medicina de melhor qualidade”. Aos restantes coordenadores e autores, o representante dos médicos deixou palavras de “profunda gratidão”, acreditando que a instituição abriu um caminho importante para um futuro melhor, defendendo os doentes e os cuidados de saúde em Portugal.

Manuel Pizarro encerrou a sessão com palavras de elogio aos mandatos de Miguel Guimarães e a esta iniciativa de publicar, em livro, várias recomendações concretas, sustentadas no conhecimento de quem sabe e faz, todos os dias, no terreno, os serviços de Saúde.