Nota informativa do Bastonário da Ordem dos Médicos

O Bastonário da Ordem dos Médicos vai estar esta manhã no programa Opinião Pública, da SIC Notícias, para falar sobre os mais recentes cortes na área da saúde.

Na página José Miguel Guimarães, no Facebook, publicou a seguinte posição sobre a questão da redução da despesa com a contratação externa de médicos nas unidades do Serviço Nacional de Saúde.

“Faltam milhares de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde no SNS. A medida de execução orçamental de cortar pelo menos 35% nos gastos com a contratação de médicos, vai aumentar a pressão num SNS onde os seus profissionais estão em estado de exaustão e sem as condições de trabalho para exercerem as suas
competências em pleno. Para quando a solução adequada para corrigir as graves insuficiências que existem actualmente em capital humano, estruturas físicas, equipamentos, dispositivos e materiais, medicamentos? Será que o Ministério da Saúde ainda não entendeu que não é possível ter um SNS para todos os portugueses (mantendo
o seu código genético consagrado na Constituição da República Portuguesa) tendo nos seus quadros cerca de 27000 médicos (dos quais mais de 9500 são médicos em formação – internos do ano comum ou internos da especialidade)? Será que ainda não entendeu que acabar com as empresas prestadoras de serviços médicos (medida positiva) e médicos tarefeiros significa contratar os médicos em falta no SNS? Até quando se vai continuar a permitir a degradação do estado social como base estruturante da nossa democracia? Até quando vamos continuar todos a sofrer, doentes e profissionais de saúde? A Ordem dos Médicos não vai pactuar com este estado de  desinvestimento e degradação do nosso maior factor de coesão social, o SNS.”