Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Alberto Matos Ferreira

A Ordem dos Médicos comunica com pesar o falecimento do Prof. Alberto Matos Ferreira.

O Prof. Matos Ferreira foi uma personagem histórica da urologia portuguesa e europeia. Marcou profundamente várias gerações de urologistas de todo o país sobretudo pela grande influência que teve na educação médica de pré graduada, de pós graduação e continuada.

Ocupou todos os cargos da urologia portuguesa (Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e Presidente do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos). Grande parte da sua vida foi dedicada ao ensino pré-graduado e pós-graduado tendo sido Prof. Catedrático da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Foi Fundador e Diretor do Serviço de Urologia do Hospital de Curry Cabral onde formou grande parte dos urologistas da atualidade em Lisboa. A sua dedicação à educação médica pós-graduada e continuada era conhecida: Fundador do Instituto de Educação Médica da Universidade Nova de Lisboa, organizou cursos de pós-graduação onde passaram mais de 10 000 médicos, muitos deles urologistas.

Foi também fundador e presidente do “European Board of Urology” tendo ajudado a internacionalizar a urologia portuguesa. Foi presidente do comité de exames do EBU.

A Ordem dos Médicos associa-se à famílias e amigos do Prof. Matos Ferreira neste momento difícil com um profundo sentimento de dor e pesar.