Movimento solidário apoiou mais de 1000 instituições

Chegar onde quase ninguém chega. Esta foi uma das principais premissas da conta solidária criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA e de outras instituições, e que está há dois meses a levar equipamentos de proteção até ao terreno.

O movimento solidário Todos Por Quem Cuida já soma dois meses de vida e muitas entregas. Esta conta solidária, que nasceu em resposta a um repto da sociedade civil, teve sempre como principal objetivo levar equipamento de proteção e outros materiais essenciais a quem está na linha da frente de combate à COVID-19, nomeadamente a quem trabalha nos hospitais, centros de saúde e farmácias, mas também às forças de segurança, bombeiros e cuidadores, entre outros exemplos, como vítimas de violência doméstica ou viseiras a crianças.

“A conta solidária já apoiou mais de 1000 instituições, privilegiando sempre a compra de material a empresas nacionais, como forma de ser um motor positivo também para a economia do país”, sintetiza o bastonário da Ordem dos Médicos. Miguel Guimarães destaca como ação mais transversal do movimento – que chegou a todo o país e ilhas –, a entrega de 500 caixas de entubação, um equipamento necessário nos blocos operatórios e unidades de cuidados intensivos, para proteger os profissionais de saúde durante a entubação e extubação de doentes, momento em que são produzidos aerossóis e em que o risco de contágio aumenta.

No total já foram, ainda, distribuídas quase 195 mil máscaras, mais de 6000 viseiras, 2800 embalagens de solução alcoólica, 4000 batas reutilizáveis, 1200 óculos, além de luvas, cógulas ou colchas. “Mais do que fazer grandes entregas a locais mais conhecidos, tivemos como principal preocupação chegar onde quase ninguém chega e fazer contributos menores, distribuídos por muitas instituições”, salienta o bastonário da Ordem dos Médicos.

A Associação Betesda Esperança e Vida, Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal, Liga dos Bombeiros, PSP, Paramédicos de Catástrofe Nacional, Acreditar, Liga dos Pequeninos – Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, são alguns dos exemplos, bem como várias farmácias, laboratórios de análises, unidades de cuidados continuados, centros culturais e recreativos.

No total, o movimento “Todos Por Quem Cuida” já conseguiu juntar mais de 1,24 milhões de euros, que vão continuar a ser investidos nas próximas semanas para continuar a fazer chegar material essencial na fase de retoma de muitas atividades.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

• Conta CGD número 0646 017662 930

• IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21

• NIB 0035 0646 00017662 930 21

Informação Adicional, Vídeos e Testemunhos em:

ordemdosmedicos/todosporquemcuida.pt

todosporquemcuida.pt