Miguel Guimarães reúne com o presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil

No passado dia 25 de outubro, reuniram-se na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, o bastonário, Miguel Guimarães, com o seu homólogo brasileiro, o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo.

O encontro teve como objetivo a abordagem de vários assuntos de interesse comum na área da medicina e da saúde global, nomeadamente temas que favorecem a saúde dos cidadãos dos respetivos países. A cooperação entre os dois países no que diz respeito à formação médica foi outro dos temas debatidos neste encontro. A ligação de solidariedade entre países de língua portuguesa no que respeita à formação médica é inegável e uma mais-valia para todos os médicos e doentes.

Neste sentido o fenómeno da globalização anda de mão dada com a evolução da medicina e na procura de novas sinergias onde a língua portuguesa tem um papel essencial. Oportunidades de intercâmbio entre médicos e estudantes de medicina, levam à partilha de conhecimentos e de técnicas, o que por sua vez acelera a potencial descoberta de novas abordagens clínicas, tratamentos e intervenções. Esta deslocação e interação entre médicos é benéfica para os profissionais, mas sobretudo para os doentes – já que esta permuta de ideias contribui ativamente para a prestação de melhores cuidados de saúde.