Miguel Guimarães em visita ao Hospital de Santa Maria

O bastonário da Ordem dos Médicos visitou esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, o Hospital de Santa Maria. Após uma reunião com o novo conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), liderado por Ana Paula Martins, o bastonário visitou o Serviço de Urgência e a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIPED) onde teve a oportunidade de privar com as respetivas equipas.

Miguel Guimarães conheceu a resposta altamente diferenciada da UCIPED, “provavelmente a mais importante do país em termos de resposta em ECMO”, como sublinhou no final da visita. Em declarações aos jornalistas, reforçou a importância do Hospital de Santa Maria, “sem dúvida um dos mais importantes do país”, exemplificando com a diferenciação dos cuidados da UCIPED e com a resposta aos doentes de toda a região de Lisboa e Vale do Tejo dada pela Urgência Central do CHULN.

No que toca aos constantes constrangimentos vividos nas urgências deste hospital, Miguel Guimarães reconheceu tratar-se de uma “situação crítica”, mas relembrou que a principal causa se prende com os serviços de urgência que fecham de “forma intempestiva”.

“No Sul existe essa tendência, que é um hospital qualquer decide fechar a urgência a partir de determinada hora e comunica ao CODU [do INEM] para enviar os doentes urgentes para o Santa Maria”, que “fica com aquelas ambulâncias todas à porta, porque não consegue dar saída a tantas pessoas”.

Antes, em reunião com o novo conselho de administração do centro hospitalar, o bastonário defendeu a aposta no triângulo formado pelas farmácias – “muitas vezes, o primeiro contacto dos utentes com o sistema de Saúde” -, pelos cuidados de saúde primários e pelos hospitais para evitar a procura excessiva das urgências. Já da parte da presidente do CHULN, Ana Paula Martins, ouviu a promessa de colaboração com a Ordem dos Médicos e empenho na procura de novas soluções para esta área.

Miguel Guimarães fez ainda questão de elogiar a capacidade de trabalho e a competência que reconhece a Ana Paula Martins, estando convicto que esta administração tem todas as condições para realizar um excelente “mandato” em prol dos doentes e dos profissionais.