+351 21 842 71 00

Mensagem do bastonário no Dia do Médico: “É um orgulho poder ser médico ao vosso lado”

Hoje é um dia particularmente especial. No dia 18 de junho comemora-se, em Portugal, o Dia do Médico, data simbólica que homenageia a nossa profissão. Este ano, em circunstâncias especiais que todos conhecemos, quero enaltecer o espírito solidário e humanista que todos os médicos demonstraram ao servir os doentes e ao servir Portugal. Um espírito sempre presente – ainda que nem sempre devidamente valorizado por quem nos governa – mas que, desta vez, teve honras de capa mediática. Tenho um orgulho incessante em ser médico ao vosso lado. É uma honra enorme representar-vos.

Estivemos – e estamos – à altura do desafio que esta pandemia nos trouxe. Mesmo quando nos faltavam equipamentos de proteção individual, ou quando a exaustão se apoderava de nós, após horas infindáveis de trabalho. Mesmo sabendo que muitos tiveram de se separar das suas famílias para tratar de outras famílias. Mesmo depois de muitos anos de desinvestimento nos serviços de saúde e de promessas por cumprir.

Quero manifestar o meu profundo respeito por todos vós. Por todos quantos não deixaram que a ansiedade e o cansaço tomassem conta do seu estado de espírito, em Portugal como no resto do mundo, continuando sempre resilientes ao serviço da humanidade, com a competência que a nossa formação de excelência nos permite ter.

A COVID-19 trouxe uma grande lição e um enorme desafio ao deixar claro que uma variação significativa na saúde tem um impacto brutal na economia e em todas as áreas vitais de uma sociedade. A pandemia realçou a necessidade premente de investir fortemente nos serviços de saúde e nos seus profissionais, para termos capacidade de resposta e ser possível recuperar o tempo perdido. Precisamos de estar preparados para o presente e para o futuro. Sei que os médicos estão e que temos os doentes a nosso lado. É preciso que o sistema de saúde, e em especial as políticas, também estejam.

Juntos fomos – e somos – mais fortes e seguramente podemos chegar mais longe.

Os médicos estão todos de parabéns. Muito obrigado a todos e um bom Dia do Médico. Um dia que, esperemos, se reflita num sentimento presente todos os dias do ano, pois somos sempre médicos… todos os dias, horas e minutos.

É um orgulho poder ser médico ao vosso lado.
Bem hajam.

Com afeto e respeito,

Miguel Guimarães
Bastonário da Ordem dos Médicos