Médicos portugueses nos Mundiais de Atletismo

A 19.ª edição dos Mundiais de Atletismo disputa-se de 19 a 27 de agosto na capital húngara, Budapeste. A comitiva portuguesa é composta por 28 atletas, 3 deles ligados à medicina. Francisco Belo, médico interno da formação específica em Medicina Geral e Familiar, Irina Rodrigues, médica interna do ano comum a partir do próximo janeiro, e Mariana Machado, estudante de medicina, integram a equipa lusa nos Mundiais de Atletismo 2023.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, fez questão de parabenizar os 3 atletas e notar que se trata de uma “proeza absolutamente notável conciliar as responsabilidades médicas com a excelência desportiva internacional”. Carlos Cortes acrescentou que a participação de Francisco Belo, Irina Rodrigues e Mariana Machado nos Mundiais de Atletismo 2023 “enche de orgulho a Ordem dos Médicos e a comunidade médica em geral” e que este feito “reflete a dedicação incansável, e a habilidade física e mental” dos atletas em questão, realçando também “o grande feito que é um atleta atingir os mínimos necessários para participar numa competição deste nível”.

Francisco Belo, de 30 anos, competiu no lançamento do peso, tendo alcançado o 27.º lugar nesta edição dos Mundiais, com a marca de 19,24 metros.

Irina Rodrigues, natural de Leiria, disputou a prova de lançamento do disco, terminando em 26.º lugar, com a marca de 57,08 metros.

Já a bracarense Mariana Machado, recentemente coroada campeã do mundo nos Mundiais Universitários, participou nos 5.000 metros, terminando a 2.ª meia-final no 14.º lugar.

Author Info