+351 21 151 71 00

Médicos portugueses contribuem para modernização da UEMO

No dia 22 de novembro de 2023, foram formalizados os novos estatutos da UEMO – European Union of General Practitioners, organização europeia que representa os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, em conformidade com a lei belga. Estes estatutos modernizam significativamente o funcionamento da organização e garantem equidade de tratamento entre os membros. O ato solene aconteceu em Bruxelas e foi Catarina Matias, Secretária-Geral da UEMO, quem assinou os documentos que formalizaram a mudança, numa Assembleia Geral Extraordinária. Os novos estatutos vêm, modernizar os seguintes aspetos, entre outros:

  • passa a existir um limite temporal para o estatuto de “país observador”, findo o qual esses países têm de decidir se passam a membros efetivos ou se deixam a organização, não podendo continuar como observadores indefinidamente;
  • formaliza-se a possibilidade de se realizarem assembleias gerais virtuais (essencial em circunstâncias especiais como as que assolaram o mundo durante a pandemia COVID-19)
  • passa a ser possível a constituição de listas plurinacionais para candidatura à direção desta organização (até agora Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro tinham que ser todos do mesmo país).

A agilização e modernização de procedimentos englobou ainda a alteração às regras de votação passando a bastar dois terços dos votos das delegações presentes na generalidade das votações, com exceção da votação sobre questões financeiras ou alterações estatutárias que requerem 3/4 dos votos.

Com a formalização dos novos estatutos da UEMO, mais uma vez os médicos portugueses dão um contributo determinante para a modernização da UEMO.

Além de Catarina Matias, a direção da UEMO conta com Tiago Villanueva (Presidente) e Pedro Fonte (Tesoureiro). O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, congratulou os colegas por este objetivo alcançado e realçou todo “o trabalho desenvolvido” e a forma como “contribuem para o desenvolvimento da medicina” e para “o prestígio de Portugal”.

Por um mundo e uma saúde mais sustentáveis

Após a assinatura em Notário da escritura que formaliza os novos estatutos da UEMO, prosseguiram os trabalhos: a Secretária-Geral da UEMO reuniu com o BeWell, um projeto criado para promover as competências e a requalificação dos recursos humanos europeus no sector da saúde. Este encontro de trabalho aconteceu na tarde de 22 de novembro e abordou “future health workforce strategy on digital and green skills”, em alinhamento com o reconhecimento da importância da adoção de soluções verdes e digitais não só porque podem ajudar a gerir a pressão sobre os sistemas de saúde, mas também porque proporcionam oportunidades para os países europeus acelerarem a sua transição digital e com isso a adoção de soluções digitais mais ecológicas. O BeWell tem entre os seus objetivos a promoção de um programa de formação sobre competências digitais e verdes no setor da saúde, nomeadamente para perfis profissionais emergentes.