+351 21 842 71 00

Medicação para profilaxia de úlcera de stress em doentes internados

Recomendação

Escolha não prescrever medicação para profilaxia de úlcera de stress em doentes internados em enfermaria excepto se tiverem alto risco de hemorragia digestiva alta.

Justificação

Os fármacos para a profilaxia das úlceras de stress não estão recomendados em doentes adultos internados fora das Unidades de Cuidados Intensivos, excepto naqueles com alto risco de hemorragia digestiva ou com doença gastrointestinal diagnosticada (doença de refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, infeção por Helicobacter pylori, síndroma de Zollinger-Ellison e dispepsia funcional). Os inibidores da bomba de protões e os antagonistas dos receptores H2 estão associados a eventos adversos e acréscimo dos custos, aumentando a susceptibilidade a pneumonia adquirida na comunidade e nosocomial e a infeção por Clostridium difficile, fracturas da anca e interações medicamentosas (ex.: com o clopidogrel).

A utilização da via endovenosa só tem indicação nos doentes com hemorragia gastrointestinal activa ou nos doentes sem via oral patente.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • American Society of Health System Pharmacists. ASHP Therapeutic Guidelines on Stress Ulcer Prophylaxis ASHP therapeutic guidelines on stress ulcer prophylaxis: ASHP commission on therapeutics and approved by the ASHP Board of Directors on November 14, 1998. AmJ Health Syst Pharm [Internet]. 1999 Feb 1 [cited 2012 Sep 4];56:347–379.

Recomendação original disponível em:

http://www.choosingwisely.org/clinician-lists/society-hospital-medicine-adult-medications-for-stress-ulcer-prophylaxis-inpatient/

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde