Maternidades: Ordem dos Médicos lança estudo exaustivo

O Bastonário da Ordem dos Médicos anunciou que foi lançado um estudo exaustivo para verificar as condições e capacidade de resposta em cinco dezenas de maternidades portuguesas. O estudo vai ser concretizado através de uma comissão criada para o efeito e irá incidir sobre unidades públicas e privadas de todo o país. Para Carlos Cortes estamos perante um “cenário de fracasso absoluto” do Ministério da Saúde no que se refere à organização da resposta nacional de Ginecologia e Obstetrícia, criticando a pouca eficácia da operação “nascer em segurança”. “Vai ser um estudo exaustivo, tanto pela sua dimensão, são 50 locais de nascimento, como pela sua profundidade” pois “a Ordem dos Médicos entendeu que (…) devia dar um contributo técnico-científico numa matéria extremamente sensível e que já está há demasiado tempo com graves dificuldades”, afirmou Carlos Cortes.